Definição de PDR

História, arte, e os fundamentos do martelinho de ouro.

Dicionário

A História

Paintless Dent Repair (PDR), traduzido para o portugês "Reparo de amassados ​​sem pintura". É um método moderno e artesanal para corrigir imperfeições e desamassar a lataria de veículos. Mas esse procedimento remete às orgines antigas do Repoussé (repuxamento) e à perfuração, que datam do século III a.C. O Repoussé era uma técnica usada para moldar metal maleável pela parte de trás usando um martelo, trabalhado como um método artístico para criar desenhos e esculturas em relevos.

No inicio do século XX, a remoção de amassados ​​sem pintura foi iniciada por Frank T. Sargent em 1931, quando ele escreveu uma obra inovadora "The Key To Metal Bumping"(A chave para bater em metal). Este livro descreve as ferramentas de reparo de amassados ​​sem pintura, como usá-las e até mesmo fornece ilustrações sobre como se pode prever que o metal se mova.

Quase 30 anos depois, Oskar Flaig, um funcionário da Mercedes-Benz na Alemanha fez a primeira exibição pública registrada em fevereiro de 1960 durante o "International Motor Sports Show" na cidade de Nova York. Após o evento, Flaig, de volta ao seu país natal foi promovido a capataz na fábrica da Mercedes em Sindelfingen, a partir daí, desenvolveu ferramentas específicas além de técnicas especiais que poderiam ser usadas para reparo de amassados ​​sem pintura. Ele recebeu o apelido de "latoeiro dourado" e criou vários programas de treinamento de PDR em todas as unidades da fábrica. Seu trabalho não passou despercebido e logo expandiria.

Entre 1979-1983, um alemão, Juergen Holzer mudou-se para Minneapolis, Minnesota (EUA) e fundou a Dent Kraft (o primeiro mercado registrado nos Estados Unidos que usa reparo de amassados ​​sem pintura). Ao longo dos anos, o PDR evoluiu e no finál do século já estava em quase todas as fábricas do mundo, avançando e evoluindo para o que é hoje.

No Brasil

A continuidade de imigrantes que a Amrica do Sul recebeu no final do século XIX não parou e sofreu várias influências culturais, rurais, comercial e industrial, tanto dos EUA quanto da Europa. Graças ao acordo da Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC), os métodos de produção eram fortemente introduzidos no continente; destaca-se, sobretudo, o setor da indústria automotiva. Já na década de 1990 o PDR estava nas linhas de montagem das montadoras, chamada de DSP (Desamassamento Sem Pintura).

Porém, foi no final dos anos 90, em Taubaté-SP que a técnica ganhou uma fama notável nas montadoras. O tempo foi passando e o processo foi saindo das fábricas chegando às ruas, em ofcinas mecânicas e centros de reparo de carros, foi então que a técnica ganhou o nome popular de "martelinho de ouro", referenciando o termo "de ouro", que significa algo precioso trabalhado com um martelo, de baixo peso, posito e muito bom.

O martelinho de ouro ganhou seu lugar no mercado brasileiro, pois alguns métodos tradicionais de reparo envolvem lixamento e produtos químicos agressivos que podem danificar o valor de revenda de um carro. Em contraste, o martelinho de ouro envolve ferramentas que remodelam o metal da parte de trás da lata danificada, o que é mais seguro, rápido e evita comprometer o valor de revenda, mantendo a pintura intacta. Comparando a estes serviços que é o de pintura e funilaria, o preço para no martelinho de ouro em geral é mais barato.

A técnica artesanal do martelinho de ouro hoje é a mais procurada, especialmente em casos como granizo, que afeta diretamente a lataria do carro, bem como amassados de batidas de porta, arranhões, danos de estacionamentos, entre outros acidentes drásticos no veículo. Tudo isso pode ser recuperado artesanalmente sem haver nenhuma alteração originalidade da pintura.

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Extrator de cola

Técnica de remoção de “extrator de cola” para puxar o metal de volta para o lugar a partir da parte frontal da lata.

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Puxador de Amassados

Técnica do puxador de amassados para empurrar o metal de volta para o lugar a partir da parte externa do painel. Os técnicos aplicarão pressão na parte de trás do painel enquanto usam o levantador de amassados ​​para empurrar o metal de volta para o lugar.

Martelinho de Ouro